O design é hoje um fator decisivo para o sucesso de uma empresa ou para o desenvolvimento de um produto, além da qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos, a sua imagem no mercado é de extrema importância e pode ser ressaltada por uma boa comunicação visual clara e objetiva.
O que é Design Gráfico?
Design gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos de mensagens, de modo a trazer, legibilidade, conforto visual, segurança, credibilidade e satisfação do consumidor sobre informações, produtos e serviços oferecidos. Como a imagem empresarial ou institucional é um diferencial competitivo, ela também é beneficiada por um bom projeto visual.
Cuidado com quem faz
A maneira como esses elementos são apresentados podem despertar sentimentos diversos nas pessoas, desde simpatia ou até desdém e irritação. Por isso é tão importante conhecer e saber utilizar esse notável recurso de comunicação.
Designers gráficos são os profissionais qualificados para transmitir o conceito de uma empresa ou instituição por intermédio do uso de imagens, tipografias, formas e cores. São capazes de desenvolver projetos que visam facilitar a identificação positiva de uma empresa ou instituição pelo público, racionalizar custos e, inclusive, otimizar a produção.
Benefícios do Design
- Otimizar custos.
- Diferenciar sua imagem da imagem da concorrência.
- Conquistar o consumidor no primeiro olhar.
- Associar qualidade à imagem do seu produto.
- Transmite a informação da melhor forma possível.
- Torna mais agradável o uso e a leitura de impressos.
- Melhora a legibilidade das mensagens gráficas.
Design é um bom investimento
Estudos internacionais mostram que:
Na comercialização:
Cada dólar investido em design traz cinco dólares de retorno.
Na produção:
Apenas 15% do custo final de um produto são referentes ao desenvolvimento do projeto de design. Os demais 85% são gastos com a produção propriamente dita.
Extraído da cartilha Experimente Design Estrategicamente, da ADEGRAF.
O Design vende
Segundo pesquisas realizadas sobre o comportamento do consumidor realizado pelo POPAI (Point os Purchase Advertizing Institute), 85% das compras realizadas num supermercado são decididas na loja. Para uma média de 12 ítens adquiridos por compra planejada, 44 são escolhidos nas gôndolas baseados em critérios como design da embalagem, merchandisings e promoções. Isso que dizer que o consumidor dá muita importância ao aspecto visual do produto.
Design e negócios
Entra em cena aqui o design gráfico. Visto até então pelos empresários brasileiros, como uma ferramenta inacessível para pequenas e médias empresas, em países na América do Norte e Europa o design é tratado como parte integrante do processo de concepção de uma empresa ou produto. Através de atributos visuais como a embalagem, marca e material promocional é possível dar vida e personalidade ao seu produto ou serviço. Fazendo-o assim dialogar com o consumidor e enaltecer, por si, seus diferenciais, destacando-se da concorrência.