Insite #44 – A PRIMEIRA PROPAGANDA É A EMBALAGEM: Estudos apontam que mais de 90% dos consumidores tomam decisões rápidas sobre produtos baseados apenas nas cores da embalagem. Significa que a escolha das cores no design da embalagem afeta muito o comportamento de compra nos pontos de venda. As cores desencadeiam emoções que influenciam esse comportamento e desencadeiam respostas emocionais, por isso é um fator importante e certas cores parecem mais atraentes que outras para certos produtos.
O vermelho, por exemplo, aciona nosso apetite mais do que qualquer outro tom, estimulando as respostas emocionais e acionadores de memória. O vermelho é, no entanto, também a cor que implica perigo na maioria das culturas em todo o mundo. Uma embalagem profissional deve usar a psicologia das cores para obter os melhores resultados.
Veja as cores mais importantes para o layout de embalagens de alimentos:
- Vermelho: Universalmente usado no marketing de alimentos. É uma cor chamativa, forte e desencadeia respostas emocionais. Além disso, estimula o apetite;
- Amarelo: Geralmente indica alegria e otimismo. O cérebro libera serotonina ao ver o amarelo;
- Verde: Sinônimo de saúde e bem-estar. Normalmente associado a ingredientes naturais e salubridade;
- Laranja: Normalmente usado para alimentos saudáveis;
- Azul: Usado para embalagens de salgadinhos, especialmente alimentos e biscoitos. é mais associado a produtos infantis. Não deve ser usado em alimentos naturais – inibidor de apetite.
Claro que as embalagens têm algo a mais além da cor! Pode parecer que projetar embalagens eficazes é apenas uma questão de selecionar a cor certa para criar o efeito correspondente com os consumidores. Evidentemente, há mais no design de embalagens de produtos do que isso. O layout, a originalidade e a praticidade, por exemplo, também são fatores importantes a serem levados em consideração, além da cor. Veja mais sobre design de embalagem profissional no site https://extracom.com.br