Segundo a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem (www.abre.org.br), no desenvolvimento de qualquer embalagem devem ser observados os seguintes critérios ou aspectos:
- Aspectos técnicos, produção e funcionalidade
- Aspectos regulatórios, legislação e certificações
- Aspectos estéticos
- Aspectos ambientais
- Aspectos mercadológicos e econômicos
Aspectos Técnicos
Um dos aspectos mais importantes no desenvolvimento de qualquer embalagem são os critérios técnicos, eles precisam ser observados para que não ocorram problemas de elaboração e produção.
É preciso ter em mente que a embalagem também é um produto da empresa, mesmo que não seja fabricada por ela. O consumidor acredita que produto e embalagem são um conjunto só, pois é nela que ele põe a mão e tudo faz parte do produto. Por isso ela precisa seguir todos os parâmetros de qualidade e controle de produção, além disso, ela vai envolver e proteger o produto e deve ser produzida de acordo com as especificações correspondentes, com todos os aspectos inerentes de segurança, higiene, controle e durabilidade.
A Ficha Técnica
Muitas empresas usam nomes diferentes para a Ficha Técnica, como DLR (Dizeres Legais e de Rotulagem), FCE (Formulário de Controle de Embalagem) e outros. Como cada produto deve ter a sua, é importante que cada embalagem também tenha uma ficha técnica correspondente. Nela vão estar informações diversas sobre a embalagem, seus detalhes de produção, materiais, características técnicas e principalmente as informações que serão inseridas na rotulagem da embalagem, como: conteúdo, peso, tabelas nutricionais, etc.
As informações contidas na Ficha Técnica vão servir tanto para a empresa que vai criar e desenvolver a embalagem como para a que vai produzi-la ou imprimi-la, por isso ela é de extrema importância e seu conteúdo deve ser o mais detalhado possível. Também podem ser incluídas na Ficha Técnica as informações mercadológicas e diferenciais do produto, assim ela pode servir como um bom “briefing” para a empresa de criação.
Vamos listar a seguir algumas informações e exemplos para uma Ficha Técnica típica. Lembramos que cada produto deve conter suas informações específicas e algumas informações que colocamos aqui podem não caber para seu produto e outras podem ser incluídas:
Exemplo de Ficha Técnica
Nome do Produto: | Descrição genérica do produto e como ele será chamado internamente na empresa
Ex: Salgadinho de Milho sabor Queijo, Camarão sem casca, Papel Higiênico Duplo. |
Tipo de embalagem: | Tipo de embalagem que será usada
Ex: Embalagem plástica transparente com impressão, Caixa em papel cartão branco com impressão colorida, Rótulo em papel adesivo. |
PAINEL FRONTAL | Informações obrigatórias que devem ser colocadas na parte frontal da embalagem |
Designação: | Nome legal que deve ser colocado na embalagem.
Ex: Açúcar Refinado Cristal, Mel de Abelha Filtrado, Papel Higiênico Folha Dupla. Obs.: A designação deverá estar impressa em letras de mesma cor e tamanho, em contraste com o fundo, de modo a assegurar sua perfeita legibilidade. |
Nome fantasia: | Nome promocional
Ex: Açúcar Especial, Mel de Abelha Natural, Papel Ultra Absorvente. |
Marca: | Nome da marca do produto
Ex: Açúcar Docinho, Mel Abelhita, Papel Confort. |
Peso líquido/Quantidade: | Descrição do conteúdo
Ex: 300g, 250ml, Contém 4 rolos de 40m. |
Declaração de origem: | Indústria Brasileira ou Produzido na China |
PAINEL SECUNDÁRIO | Informações a serem colocadas nos outros lados da embalagem |
Ingredientes: | Relação dos ingredientes utilizados na fabricação do produto.
Ex: Açúcar Refinado, Mel de abelha e ácido cítrico, Celulose reciclada. |
Advertências: | Descrição de todas as advertências legais a que o produto esta sujeito.
Ex: Contém Glúten, Contém conservantes, Manter fora do alcance das crianças, Proibida a venda para menores de 18 anos. |
Tabela nutricional: | Apenas para o caso de embalagens de alimentos.
Existe uma regulamentação específica da ANVISA para as informações da tabela nutricional. |
Modo de preparo: | Descrição do modo de preparação para o caso de alimentos ou produtos que precisem ser acrescentados ou misturados.
Ex: Ferva durante 15 min., Coloque uma colher para cada litro de água. OBS: No caso de alimentos é comum colocar alguma receita utilizando o produto como sugestão de consumo. |
Dados do fabricante: | Endereço, CNPJ, SAC, site, email, fone, caixa postal, etc. |
Registro: | Apenas para o caso de o produto exigir registro em algum órgão regulador.
Ex: SIF, Min. Saúde, Min. Agricultura. |
Modo de Conservação: | Informações sobre detalhes de conservação do produto
Ex: Em local seco e fresco, Em temperatura abaixo de 5º C |
Lote, Validade | Indicação do Lote e Validade do produto
Ex: Vide corpo da embalagem, Válido até nov/2023 |
INFORMAÇÕES A DESTACAR | Informações mercadológicas ou funcionais importantes que devem ser destacadas.
Ex: Enriquecido com Vitaminas A e B, Produto Natural, Ultra macio e absorvente. OBS: Essas informações são os diferenciais que devem ser destacados para valorização do produto frente à concorrência. |
DICA – Tamanho das Letras
Tamanho das Letras – O tamanho mínimo para as informações é de 1,0 mm, com exceções do Peso Líquido, o qual deverá ter no mínimo 3,0 mm e ser colocado na parte frontal da embalagem. Em alguns casos, para embalagens muito grandes o tamanho mínimo exigido pode ser maior de 3,0 mm.
A frase “INFORMAÇÃO NUTRICIONAL” deverá estar em tamanho de fonte maior que as demais informações da tabela.
A Planta de Máquina
Algumas empresas usam outras nomenclaturas para a Planta de Máquina, como: Desenho Técnico, Faca de Corte, etc. Toda embalagem ou rótulo, por mais simples que seja tem que ter sua Planta de Máquina, que é o detalhamento técnico feito de forma planificada da embalagem. Nela estão colocadas todas as informações necessárias que serão usadas, tanto por quem vai criar o layout da embalagem quanto por quem vai fazer a impressão ou produção.
São detalhes como: Tipo de material, quantidade de cores, áreas permitidas para impressão, linhas de dobras, cortes especiais, enfim, tudo que for necessário. É como a planta de uma casa com as especificações de construção.
Veja a seguir alguns exemplos de plantas de máquina para que você possa entender melhor.
Planta de máquina de embalagem tipo caixa
Planta de máquina de embalagem para picolé
12 COMENTÁRIOS
Bom dia, eu sou designer Gráfico, sem experiência na área de embalagens, seria possível indicar cursos específicos de design de embalagem? Tenho muito interesse em desenvolver design de embalagens. Já domino alguns softwares criativos, como por exemplo Adobe Illustrator, Adobe Indesign e Adobe Photoshop, há cerca de 7 anos trabalho com eles. Estou também à procura de oportunidades e disposto a aprender.
Olá Aldo,
Realmente não é tão fácil achar cursos específicos de design para embalagens, aqui na Extra nós é que formamos nosso pessoal, dada a dificuldade de encontrar pessoal já capacitado.
Mas sei que em São Paulo o Senac e o Senai oferecem cursos e também existem o IED Istituto Europeo di Design e também tem a 4ED Escola de Design. A maioria fica em São Paulo o que dificulta para quem não é dessa região. Sugiro que procure na internet ou tente fazer estágio em alguma empresa especializada.
Espero ter lhe ajudado. Se tiver mais alguma dúvida pode entrar em contato.
Atenciosamente
Fernando Mont´elberto
Fernando, boa tarde!
No caso de embalagem de iogurte (sendo mais especifico) tampa de alumínio e poliéster a mesma tem uma validade do fornecedor, caso este material esteja vencido temos uma resolução ou norma que trata desta validade?
Olá Ednei,
Sobre a validade dos materiais que compõem a embalagem não existe norma específica, até porque não tem como fiscalizar esse tipo de coisa.
Mas como se trata de iogurte, que é um produto extremamente perecível, você deve tomar muito cuidado e procurar o fabricante para saber quais os problemas que podem ocorrer após vencer o prazo de validade da tampa.
Se o problema for a possibilidade de haver delaminação ou diminuição da barreira de proteção, o alimento pode sofrer contaminação e no mínimo o prazo de validade do alimento vai estar comprometido. Isso sem falar em outros problemas que podem ocorrer.
Por segurança recomendo que você descarte esse material vencido.
Espero ter lhe ajudado. Se tiver mais alguma dúvida pode entrar em contato.
Atenciosamente
Fernando Mont´elberto
Obrigado.Eu amo seu post obrigado.
Obrigado pelo elogio.
Atenciosamente
Fernando Mont´elberto
faleconosco@extracom.com
Bom dia,
Existe alguma norma que obriga uso de algum tipo de informação necessária em caixas de embalagem (do tipo DUN)?Quais são as informações que devem ser incluídas?
Abs
Olá Evellyn,
As informações são apenas os dados do fabricante (nome, endereço, CNPJ, etc…) e o código de barras (DUN). Porem é sempre recomendado colocar as informações de segurança e manuseio, como: Empilhamento, se é frágil, se tem que proteger do sol, etc… Geralmente essas informações são colocadas em forma de símbolos.
Gostaria de lhe informar também que a Extra Comunicação é uma empresa de design e criação de embalagens, nosso conhecimento sobre a legislação é fruto de nossa experiencia de mais de 20 anos criando embalagens para clientes em todo o Brasil. Você pode verificar em nosso site http://www.extracom.com.br. Se você quiser podemos ajuda-la na criação das suas embalagens e marcas.
Espero ter lhe ajudado, se tiver mais alguma dúvida entre em contato.
Atenciosamente
Fernando Mont´elberto
faleconosco@extracom.com.br
Boa tarde.
Trabalho em uma empresa de pães de queijos congelados. Tenho uma dúvida quanto a caixa de papelão que armazena os pacotes para entrega. Precisa ter a data de validade do produto na caixa, e o nome do produto?
Olá Maria Isabel,
Não precisa da data de validade na caixa de transporte, só precisa na embalagem individual de venda ao consumidor final.
Acesse o site da Extra Comunicação, lá tem muitas dicas e informações sobre embalagens – http://www.extracom.com.br
Espero ter lhe ajudado, se tiver mais alguma dúvida entre em contato.
Atenciosamente
Fernando Mont´elberto
faleconosco@extracom.com.br
Boa tarde, gostaria de saber se os dados do fabricante podem vir em uma etiqueta colada na embalagem ou se devem ser colocados diretamente na embalagem. Alteramos a razão social e gostaria de aproveitar as embalagens já fabricadas, isso é possível ou tem algum impedimento legal?
Grata.
Olá Raissa
Você pode sim usar a etiqueta, desde que provisoriamente. O risco que você corre é de uma fiscalização lhe questionar, nesse caso provavelmente o fiscal lhe dará o prazo para você fazer a alteração nas embalagens.
Aproveito para lhe informar que a Extra Comunicação é uma agência especializada na criação e design de embalagens e desenvolvemos produtos para todo o Brasil, como você pode conferir em nosso site http://www.extracom.com.br, lá tem muitas dicas e informações sobre embalagens. Nosso conhecimento da legislação vem da experiencia de mais de 20 anos criando embalagens para nossos clientes e por isso temos uma boa bagagem nessa área. Se você quiser podemos ajuda-lo na criação das suas novas embalagens, faça um orçamento sem compromisso.
Espero ter lhe ajudado, se tiver mais alguma dúvida entre em contato.
Atenciosamente
Fernando Mont´elberto
faleconosco@extracom.com.br
OBS: As informações contidas em nosso Blog e respectivos comentários respondidos, são coletadas diretamente dos sites dos órgãos governamentais reguladores e responsáveis pela legislação vigente. Nossos comentários e informações devem servir apenas como orientação, por isso não recomendamos que sejam seguidas sem a devida consulta aos respectivos órgãos competentes para verificação e conferencia. Não nos responsabilizamos por eventuais erros, falhas ou imprecisões nas informações legais contidas nas embalagens, pois como não somos os responsáveis pelos produtos, não podemos garantir essas informações.