Como todo mundo sabe, o lugar onde acontece o encontro dos produtos com os consumidores é no ponto de venda, seja num supermercado, loja de conveniência ou até mesmo numa banca de jornal, “esse É o lugar”. De alguns anos para cá, as indústrias têm dado uma grande importância a ele, isso se deve basicamente ao aumento da concorrência, que passou a exigir que as empresas lançassem mão de todas as formas possíveis de se comunicar com seus consumidores para venderem seus produtos. E para isso o ponto de venda é fundamental, ele é a última chance de convencê-los, foi daí que surgiram as degustações, demonstrações e promoções que vemos todos os dias por aí.
Conquistar o consumidor no primeiro olhar
Hoje em dia não basta colocar o produto no ponto de venda é preciso divulga-lo. Segundo pesquisas realizadas sobre o comportamento do consumidor realizado pelo POPAI (Point os Purchase Advertizing Institute), 85% das compras realizadas num supermercado são decididas na loja. Esse número é incrível, pois mostra que a maioria dos consumidores decide o que vai comprar apenas na hora da compra, daí a importância de ter uma boa comunicação nos pontos-de-venda, pois dentro da vastidão de nomes, tipos, cores e marcas de produtos, vende mais quem aparece mais.
A comunicação no ponto de venda visa dar identidade e destaque ao produto no local da compra. É aquela ação em que o consumidor é abordado na hora da decisão de compra, mais exatamente na hora em que apanha o produto. Seja por uma comunicação gráfica auxiliar, como: cartazes, faixas, cantoneiras, displays, etc., ou operações promocionais de degustação ou demonstração, essa comunicação hoje é fundamenta e multiplica exponencialmente as vendas dos produtos.